BHTRANS: protocolo nº 11557402015
Prezado(a)s,
Segue para conhecimento abaixo teor do protocolo nº 11557402015 realizado hoje no portal da BHTRANS/Fale Conosco.
Prezados,
Outro dia observei um discussão nas roletas de transição de plataformas da Estação MOVE/BHBUS Venda Nova.
Tratava-se
de uma mulher que estava na parte das linhas troncais MOVE reclamando
com o agente da Transfácil que gostaria de usar o sanitário sem o
pagamento da tarifa novamente.
Nesta data a imprensa publicou que as estações terão melhorias.
Sugiro
que sejam construidos sanitários na parte da Estação para embarque
exclusivo no MOVE, observando já existir estrutura hidráulica por haver
instalações semelhantes para os operadores.
Bem
como também instalar no espaço existente outras estruturas para
exploração comercial, podendo esse espaço ser construído em parceria com
os futuros detentores do ponto que em contrapartida fariam as demais
melhorias.
E por falar
em melhorias, peço gentileza averiguar a instalação de placas PROIBIDO
FUMAR e que o vigilante da Estação que atualmente está difícil de
encontrar ou ser visto nela, faça a interpelação dos usuários que
desrespeitem esta situação.
Por
fim verificar a possibilidade de melhorar a ergonomia dos locais
(assentos), que são péssimos para pessoas descansar o corpo quando são
submetidas a uma espera de até 40 (quarenta) minutos, quando em horário
noturno.
Observando-se
que quando a Estação São Gabriel e posteriormente e até atualmente a
Estação José Cândido da Silveira foram emprestadas para a prestação de
serviço para ônibus rodoviárias as instalações sofreram melhorias
consideráveis.
OUTRAS OBSERVAÇÕES:
Câmeras de segurança das estações não funcionam.
Favor
pedir para voltarem os relógios digitais, ou colocarem as TV's ao
alcance visual dos usuários de todas as linhas ou até mesmo configurar
esses equipamentos para que apareça o horário em tamanho maior dentro de
um intervalo pré-determinado.
Inexiste qualquer segurança armado durante o período noturno.
Usuários
transpõe as plataformas sem pagamento de diferença de passagem
com freqüência na Estação Diamante sem cerimônia, na Estação Barreiro já
observei pularem a roleta e na Estação Vilarinho pularem a grande
(subir) para a plataforma do MOVE sem serem incomodados.
Constantemente vejo cachorros na Estação Venda Nova e algumas vezes na Estação Diamante.
Na
Estação Venda Nova existem usuários que praticamente permanecem na
Estação Diuturnamente e até tomam banho no vestiário dos operadores.
Na
Estação Venda Nova com a implantação do MOVE uma plataforma ficou
isolada sem uso, erro de planejamento, pressa de fazer as plataformas
elevadas e usuários embarcam em nível no MOVE em plena Estação,
totalmente contra o propósito do sistema.
Antes
da implantação do MOVE na Estação Venda Nova existiam quatro
organizadores (marcadores) de fila para a linha 61, atualmente é raro
ver algum em todas as plataformas.
Enviei
sugestão para a BHTRANS solicitando demarcação do piso das plataformas
elevadas da Estação Venda Nova para facilitar a organização de fila dos
usuários e evitar que alguns que deslocam-se com maior pressa entre em
atrito com os demais que estão aguardando a próxima viagem, este órgão
informou displicentemente que as filas são práticas comuns dos usuários,
como que se os horários dos ônibus são suficientes para inexistirem as
mesmas. O deslocamento apressado em alguns momentos para entrar nas
linhas do MOVE é prejudicado pelos que estão em filas enormes aguardando
o próximo veículo, sendo necessário delimitar os espaço físico para as
filas e outro espaço para livre circulação, inclusive facilitando as
pessoas com deficiência e cadeirantes nos horários de picos.
Na
Estação Diamante a configuração das filas de embarque nas linhas
troncais é cada um por si no horário de pico pela manhã e constantemente
ocorrem discussões e agressões verbais por conta dos fura filas, sendo
necessário ter pessoas para organizar e evitar estes atritos, sendo o
melhor método existir uma fila única que tome grande parte da plataforma
e nesta fila tenha um espaço para as pessoas interessadas em ir no
próximo ônibus deslocarem e as que desejam aguardar outro permaneçam na
fila, evita a confusão atual.
Na
Estação Barreiro e Vilarinho falta sinalização e informação para acesso
aos sanitários nas plataformas dos ônibus, na Estação Diamante também
tem espaço para agregar novos equipamentos inclusive sanitários na
plataforma das troncais.
Reativação
das câmeras e sistema de avisos sonoros nas Estações Venda Nova,
Barreiro, Diamante e disponibilização da imagens para os usuários pela
internet, idem as de trânsito.
Fiscalizar
o trânsito dos operadores (motoristas e trocadores) no interior das
estações, pois os mesmos circulam livremente desrespeitando os locais de
circulação proibida para pedestres e estes enquadram-se nesta
categoria.
Nas
Estações São Gabriel e José Cândido da Silveira para uso como
Rodoviária foram instalados telhas/placas vedando as intempéries,
verificar a possibilidade de implantação desta proteção em acrílico de
alta resistência nas Estações Venda Nova, Diamante e parcialmente no
Barreiro.
Requisitar
para todas as linhas alimentadoras que operem em intervalos maior do
que 30 (trinta) minutos fora do horário de pico para que os veículos
permaneçam na plataforma de embarque para livre acesso aos usuários
antes do horário da saída dos mesmos propiciando um maior conforto na
espera, observando que atualmente os veículos ficam na área estocagem e
os operadores que estão em horário de trabalho circulam livremente pela
estação, podendo denegar esse item acaso seja implantadas melhorias que
visem o conforto e proteção dos usuários nesses intervalos.
Reorganizar
as paradas das linhas alimentadoras visando um melhor acesso e a
facilidade de deslocamento dos usuários nas plataformas quando existirem
opções de ônibus que tenha itinerários semelhantes mesmo que sejam
parcialmente; a exemplo a Linha 326 versus Linha 330A e 330B na Estação
Barreiro em plataformas diferentes e a Linha 308 versus Linha 342 na
Estação Venda Nova na mesma situação.
Eliminar
a configuração ultrapassada de subdivisão de linhas entre A e B como a
existente na Linha 330, simplesmente transformando uma em 350, número
fácil para assimilação dos usuários, observando que os itinerários
atualmente em sua maioria são eletrônicos.
Fazer
uma auditoria quanto aos pedidos de redução de horários das linhas
alimentadoras que estão ceifados continuamente pelas concessionárias.
Que
toda alteração de horários e ou itinerário seja anteriormente divulgada
no interior dos veículos que circulam na linha que haverá de sofrer a
alteração durante uma semana e que exista um prazo de outra semana para
que haja manifestação dos usuários a favor ou contra a mudança
requisitada.
Unificar
itinerários e ou transformar o trajeto em circular de algumas linhas
alimentadoras para dobrar as opções e reduzir o tempo de espera dos
usuários nas Estações.
Criar
novas opções de circulares em todas as regionais, vide Venda Nova que
inexiste uma linha circular que faça uma ligação com a Estação Pampulha
utilizando-se de vias arteriais da Regional proporcionando um integração
diferente da atual; a exemplo também linha 718 - Planalto que poderia
fazer uma ligação diferente entre a Estação Pampulha e a Estação
Vilarinho tão próxima do itinerário atual desta e onde onde
anteriormente a mesma adentrava, bem como poderia estender uma linha 705
- São Tomaz com saída da Estação São Gabriel para atendimento a Estação
Pampulha e uma outra para a Estação Venda Nova com itinerários por vias
arteriais no interior dos bairros regionais facilitando o deslocamento
dos usuários e criando nova opção as linhas troncais com um valor
diferenciado.
Luiz Flávio Cunha
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