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terça-feira, 17 de março de 2015

Cidadania: O Usuário de olho na cidade!

BHTRANS: protocolo nº 11557402015

Prezado(a)s,

Segue para conhecimento abaixo teor do protocolo nº 11557402015 realizado hoje no portal da BHTRANS/Fale Conosco.

Prezados,

Outro dia observei um discussão nas roletas de transição de plataformas da Estação MOVE/BHBUS Venda Nova.

Tratava-se de uma mulher que estava na parte das linhas troncais MOVE reclamando com o agente da Transfácil que gostaria de usar o sanitário sem o pagamento da tarifa novamente.

Nesta data a imprensa publicou que as estações terão melhorias.

Sugiro que sejam construidos sanitários na parte da Estação para embarque exclusivo no MOVE, observando já existir estrutura hidráulica por haver instalações semelhantes para os operadores.

Bem como também instalar no espaço existente outras estruturas para exploração comercial, podendo esse espaço ser construído em parceria com os futuros detentores do ponto que em contrapartida fariam as demais melhorias.

E por falar em melhorias, peço gentileza averiguar a instalação de placas PROIBIDO FUMAR e que o vigilante da Estação que atualmente está difícil de encontrar ou ser visto nela, faça a interpelação dos usuários que desrespeitem esta situação.

Por fim verificar a possibilidade de melhorar a ergonomia dos locais (assentos), que são péssimos para pessoas descansar o corpo quando são submetidas a uma espera de até 40 (quarenta) minutos, quando em horário noturno.

Observando-se que quando a Estação São Gabriel e posteriormente e até atualmente a Estação José Cândido da Silveira foram emprestadas para a prestação de serviço para ônibus rodoviárias as instalações sofreram melhorias consideráveis.

OUTRAS OBSERVAÇÕES: 

Câmeras de segurança das estações não funcionam.
Favor pedir para voltarem os relógios digitais, ou colocarem as TV's ao alcance visual dos usuários de todas as linhas ou até mesmo configurar esses equipamentos para que apareça o horário em tamanho maior dentro de um intervalo pré-determinado.
Inexiste qualquer segurança armado durante o período noturno.
Usuários transpõe as plataformas sem pagamento de diferença de passagem com freqüência na Estação Diamante sem cerimônia, na Estação Barreiro já observei pularem a roleta e na Estação Vilarinho pularem a grande (subir) para a plataforma do MOVE sem serem incomodados.
Constantemente vejo cachorros na Estação Venda Nova e algumas vezes na Estação Diamante.
Na Estação Venda Nova existem usuários que praticamente permanecem na Estação Diuturnamente e até tomam banho no vestiário dos operadores.
Na Estação Venda Nova com a implantação do MOVE uma plataforma ficou isolada sem uso, erro de planejamento, pressa de fazer as plataformas elevadas e usuários embarcam em nível no MOVE em plena Estação, totalmente contra o propósito do sistema.
Antes da implantação do MOVE na Estação Venda Nova existiam quatro organizadores (marcadores) de fila para a linha 61, atualmente é raro ver algum em todas as plataformas.
Enviei sugestão para a BHTRANS solicitando demarcação do piso das plataformas elevadas da Estação Venda Nova para facilitar a organização de fila dos usuários e evitar que alguns que deslocam-se com maior pressa entre em atrito com os demais que estão aguardando a próxima viagem, este órgão informou displicentemente que as filas são práticas comuns dos usuários, como que se os horários dos ônibus são suficientes para inexistirem as mesmas. O deslocamento apressado em alguns momentos para entrar nas linhas do MOVE é prejudicado pelos que estão em filas enormes aguardando o próximo veículo, sendo necessário delimitar os espaço físico para as filas e outro espaço para livre circulação, inclusive facilitando as pessoas com deficiência e cadeirantes nos horários de picos.
Na Estação Diamante a configuração das filas de embarque nas linhas troncais é cada um por si no horário de pico pela manhã e constantemente ocorrem discussões e agressões verbais por conta dos fura filas, sendo necessário ter pessoas para organizar e evitar estes atritos, sendo o melhor método existir uma fila única que tome grande parte da plataforma e nesta fila tenha um espaço para as pessoas interessadas em ir no próximo ônibus deslocarem e as que desejam aguardar outro permaneçam na fila, evita a confusão atual.
Na Estação Barreiro e Vilarinho falta sinalização e informação para acesso aos sanitários nas plataformas dos ônibus, na Estação Diamante também tem espaço para agregar novos equipamentos inclusive sanitários na plataforma das troncais.
Reativação das câmeras e sistema de avisos sonoros nas Estações Venda Nova, Barreiro, Diamante e disponibilização da imagens para os usuários pela internet, idem as de trânsito.
Fiscalizar o trânsito dos operadores (motoristas e trocadores) no interior das estações, pois os mesmos circulam livremente desrespeitando os locais de circulação proibida para pedestres e estes enquadram-se nesta categoria.
Nas Estações São Gabriel e José Cândido da Silveira para uso como Rodoviária foram instalados telhas/placas vedando as intempéries, verificar a possibilidade de implantação desta proteção em acrílico de alta resistência nas Estações Venda Nova, Diamante e parcialmente no Barreiro.
Requisitar para todas as linhas alimentadoras que operem em intervalos maior do que 30 (trinta) minutos fora do horário de pico para que os veículos permaneçam na plataforma de embarque para livre acesso aos usuários antes do horário da saída dos mesmos propiciando um maior conforto na espera, observando que atualmente os veículos ficam na área estocagem e os operadores que estão em horário de trabalho circulam livremente pela estação, podendo denegar esse item acaso seja implantadas melhorias que visem o conforto e proteção dos usuários nesses intervalos.
Reorganizar as paradas das linhas alimentadoras visando um melhor acesso e a facilidade de deslocamento dos usuários nas plataformas quando existirem opções de ônibus que tenha itinerários semelhantes mesmo que sejam parcialmente; a exemplo a Linha 326 versus Linha 330A e 330B na Estação Barreiro em plataformas diferentes e a Linha 308 versus Linha 342 na Estação Venda Nova na mesma situação.
Eliminar a configuração ultrapassada de subdivisão de linhas entre A e B como a existente na Linha 330, simplesmente transformando uma em 350, número fácil para assimilação dos usuários, observando que os itinerários atualmente em sua maioria são eletrônicos.
Fazer uma auditoria quanto aos pedidos de redução de horários das linhas alimentadoras que estão ceifados continuamente pelas concessionárias.
Que toda alteração de horários e ou itinerário seja anteriormente divulgada no interior dos veículos que circulam na linha que haverá de sofrer a alteração durante uma semana e que exista um prazo de outra semana para que haja manifestação dos usuários a favor ou contra a mudança requisitada.
Unificar itinerários e ou transformar o trajeto em circular de algumas linhas alimentadoras para dobrar as opções e reduzir o tempo de espera dos usuários nas Estações.
Criar novas opções de circulares em todas as regionais, vide Venda Nova que inexiste uma linha circular que faça uma ligação com a Estação Pampulha utilizando-se de vias arteriais da Regional proporcionando um integração diferente da atual; a exemplo também linha 718 - Planalto que poderia fazer uma ligação diferente entre a Estação Pampulha e a Estação Vilarinho tão próxima do itinerário atual desta e onde onde anteriormente a mesma adentrava, bem como poderia estender uma linha 705 - São Tomaz com saída da Estação São Gabriel para atendimento a Estação Pampulha e uma outra para a Estação Venda Nova com itinerários por vias arteriais no interior dos bairros regionais facilitando o deslocamento dos usuários e criando nova opção as linhas troncais com um valor diferenciado.

Luiz Flávio Cunha

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