ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Primeiro Seminário dos Movimentos Populares e Sociais do Barreiro

Todos são chamados, poucos os escolhidos


Após a maratona de junho de 2013, os Movimentos Populares e Sociais tomaram um novo rumo, passaram a enfrentar novos desafios e a buscar formas de manter direitos e abrir espaços junto aos governos, no entanto sem estar sob o julgo de partidos políticos e a interferência de órgãos de governo. Foi pensando numa forma de chamar as Lideranças populares para o diálogo que a APH-B Assembleia Popular Horizontal do Barreiro promoveu O Primeiro Seminário dos Movimentos Populares e Sociais no Centro Pastoral da Paróquia Cristo Redentor.

Para discutir O Barreiro que temos e o Barreiro que queremos, foram convidadas pessoas que fazem parte de movimentos de pastorais das igrejas, de fé e política, de associações comunitárias, movimentos estudantis, demais instituições religiosas, parlamentares e seus assessores para pensar o Barreiro e as ações necessárias para torná-lo melhor para nosso povo.

Tivemos uma participação expressiva, com Lideranças importantes do Barreiro, da regional oeste, Sindicato dos Metalúrgicos, Sintel e Sindmetro, representantes de movimentos sociais de Ibirité, Sarzedo e Contagem, também houve a presença de parlamentares, como Marília Campos, Rogério Correia, Adriano Ventura e Tarcísio Caixeta, os quais, no meio de Lideranças, discutiram políticas sociais. Todos os vereadores e deputados do Barreiro foram convidados, pois são parte da comunidade barreirense e precisam pensar e lutar por objetivos comuns, mas infelizmente não compareceram, nem mesmo seus assessores diretos para partilhar conosco suas ações políticas e pensar atitudes que possam fazer a diferença para nossa gente. 

Atualmente temos oito vereadores eleitos no Barreiro, somente um compareceu, temos um deputado federal e um deputado estadual, que podem fazer muito pelo Barreiro, já que política institucional se faz ouvindo a população, não podem assumir atos isolados, representar o povo não significa ter um cheque assinado em branco em suas mãos, é preciso ouvir o povo no período eleitoral, mas, principalmente, fora dele. Política social é base para política institucional, a primeira é originária do povo, a segunda está a cargo de nossos representantes, que deveriam, em tese, aceitar o convite do povo para participar de suas assembleias e seminários, e não somente ficarem sob os holofotes de seus partidos, em cerimônias oficiais de governo, das quais fazem questão de marcar presença.

Todos os partidos políticos deveriam se debruçar sob a janela dos movimentos populares e sociais para pensar estratégias de políticas sociais que melhor atendam a população e seus anseios, não deixando esta tarefa somente para os partidos de esquerda, afinal, eleitores os temos em todas as classes sociais.

O cientista social Frederico Santana Rick, membro do NESP, fez uma brilhante reflexão sobre A Importância dos Movimentos Populares e Sociais nos Dias Atuais, fazendo um passeio pela história política desde o passado do nosso Brasil até o momento presente, como manifestações de junho de 2013, ações dos estudantes em São Paulo (os quais frustraram a tentativa do governo Geraldo Alckmin de fechar escolas), bem como as diversas manifestações que tem surgido em todo o Brasil, o sociólogo proporcionou uma análise política sem os vícios de governo ou as deturpações de oposição.

Posteriormente à apresentação, os participantes do seminário dividiram-s em dois grupos para pensar o Barreiro em toda sua complexidade, propondo e sugerindo ações que farão parte da Carta dos Movimentos Sociais do Barreiro que deverá ser encaminhada a quem for de direito, já que os problemas são diversos, como saúde, educação, moradia, infraestrutura, transporte, mobilidade urbana, orçamento participativo, reforma política, dentre outras demandas. Além disto, há uma imperiosa necessidade de se repensar as ações dos Movimentos Populares e Sociais.

Enfim, o objetivo do Primeiro Seminário dos Movimentos Populares e Sociais do Barreiro, organizado pela Assembleia Popular Horizontal do Barreiro foi alcançado, pois os atores dos movimentos participaram e contribuíram efetivamente para a realização do encontro, esperamos que em outra oportunidade e, principalmente nas reuniões da APH-B, outras pessoas possam participar conosco nesta luta social que é de todos nós.

Rômulo Venades










Dílson José

Vitor Campos


Marília Campos


Frederico Santana Rick - palestrante


Leandro

Rogério Correia




Adriano Ventura






Elias Lourenço









Vininho


Reginaldo

Otomar Lúcio




Professor Edilson


Rômulo               Ana Paula



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e seu comentário!

FIQUE ATENTO

AGENDE-SE:
A reunião Ordinária da CRTT é na Terceira Segunda Feira de cada mês.
A reunião Ordinária do CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE é na Primeira Segunda Feira de cada mês.


Sugerimos aos Companheiros que leiam atentamente as Atas da CRTT, nelas constam solicitações e andamento de obras de cada Sub-região.


Foram inaugurados no dia 18 de junho de 2008 o CEM (Centro de Especialidades Médicas) Barreiro, além dos Centros de Saúde do Vale do Jatobá e Independência.